Turismo
- Site Oficial de Turismo do Estado da Bahia
- Site Oficial de Turismo da Cidade de Salvador
- O que fazer em Salvador (Férias Brasil)
- Luck Receptivo (city tour, passeios turísticos, restaurantes e dicas )
- SalvadorBus (o ônibus turístico panorâmico de Salvador)
Conheça Salvador
Salvador é uma das cidades mais bonitas e procuradas para fazer turismo. São tantos os pontos turísticos e tantas as opções que fica difícil escolher. Os internautas do site www.bahia.com.br selecionaram alguns lugares preferidos entre soteropolitanos e turistas e nós também vamos fazer nossas sugestões.
Entre os locais eleitos pelo site, a Baía de Todos os Santos, a Barra, o Centro Histórico, o trecho entre a Avenida Contorno e o bairro do Comércio, o Dique do Tororó, a Lagoa do Abaeté e a península de Itapagipe foram os mais votados. Conheça um pouco desses e outros lugares especiais que enchem Salvador com muita magia.
Barra
A Barra é um dos lugares mágicos da cidade. Que soteropolitano já não foi prestigiar o famoso pôr-do-sol do Farol da Barra ou da praia do Porto? Localizada no extremo sul da cidade de Salvador, a Barra é cercada, de um lado, pela Baía de Todos os Santos, e do outro, pelo Oceano Atlântico. Na Barra ainda há o Forte de Santa Maria, Forte de São Diogo, Forte de Santo Antônio, Museu Hidrográfico, Instituto Mauá e Igreja de Santo Antônio. O Bairro ainda conta com alguns dos melhores restaurantes da cidade, bares e casas de shows.
Centro Histórico
Nenhum outro lugar reflete tão bem a alma da Bahia quanto o Pelourinho. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro na Cidade Alta, tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. Vielas, ladeiras e largos concentram igrejas, museus, restaurantes, lojas e um vaivém de gente de Salvador, do Brasil e do mundo.
O bairro histórico merece uma visita, em especial às terças-feiras. Nestes dias, além de bater perna sem pressa, em busca da história, das riquezas arquitetônicas e do artesanato, os visitantes podem assistir uma missa ao som de batuque na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 18h. O agito continua com shows na Escadaria do Passo e no Terreiro de Jesus. No verão, tem ainda apresentações do Olodum.
Na Praça Municipal estão o Elevador Lacerda, a prefeitura, o Palácio Rio Branco e outros edifícios históricos. De lá de cima, da Cidade Alta, se avista a Baía de Todos os Santos com suas ilhas e navios e o Forte São Marcelo, que fica no meio do mar. A sorveteria A Cubana, no topo do Elevador, é famosa, vale a pena parar para um sorvete! Para descer para a Cidade Baixa, basta pegar o Elevador - a passagem custa 15 centavos.
Na Cidade Baixa, diante do Elevador, está o Mercado Modelo - onde se pode comprar artesanatos e lembranças da Bahia. De um lado do Mercado Modelo fica o bairro do Comércio, com muitos edifícios históricos, do outro está a Marinha da Bahia e a Avenida Contorno, por onde se chega a um dos lugares mais cobiçados pelos amantes de fotografia da cidade: o Solar do Unhão.
Solar do Unhão - Museu de Arte Moderna
O Solar do Unhão é uma edifício histórico onde funciona o Museu de Arte Moderna. Lá se pode apreciar alguns dos principais artistas baianos no Parque das Esculturas.
Visite o casarão, onde há exposições e uma escada de Lina Bo Bardi (arquiteta modernista Italo-brasileira), visite também o Parque das Esculturas e aproveite para tirar muitas fotos. Dica: se tiver pessoas na foto e estiver contra o sol, use o flash.
Dique do Tororó
As oito esculturas feitas pelo artista plástico Tati Moreno representam Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã, alguns dos principais orixás do candomblé. Como Oxum é a orixá das águas doces, lagos e fontes, para o candomblé, o Dique é uma de suas moradas, abençoando e embelezando o local. O espaço é bastante procurado para a prática de esportes e para o lazer, oferecendo pistas de cooper, raias para remo, decks para pesca, playground e palco para shows e se transformou em um lugar especial para os passeios de domingo em família.
Ribeira
Localizada na Baía de Todos os Santos, a Península de Itapagipe oferece, além das praias de águas tranqüilas e mornas e areia fina, um fantástico visual do Centro da cidade de Salvador. Entre suas principais atrações estão a Enseada da Ribeira, a Igreja da Penha, a Igreja do Bonfim, Forte, a Igreja de Mont-Serrat, o Farol de Humaitá, a Igreja da Boa Viagem e os deliciosos sorvetes da Ribeira. A Igreja do Bonfim abençoa o lugar e é palco de uma das maiores manifestações culturais que mistura a festa e a tradição religiosa da Bahia.
Itapuã
A beleza de Itapuã já tinha inspirado artistas como Dorival Caymmi e Vinícius de Moraes, os dois sabiam da magia de se passar uma tarde em Itapuã. Até hoje soteropolitanos e turistas compartilham a beleza do lugar. Além da Lagoa do Abaeté e o Farol de Itapuã, os principais pontos atrativos do local são a Sereia de Mario Cravo Júnior, a Praça Vinícius de Moraes, os bares e restaurantes, as barracas de praia e o acarajé da Cira.
Baía de Todos os Santos
A Baía de Todos os Santos é a maior baía de todo o Brasil. Suas águas são calmas, com excelente navegabilidade, o que a torna ideal para o turismo náutico. Na Baía existem várias ilhas com muitos pontos turísticos. A maior ilha da baía é a Ilha de Itaparica, que se pode visitar a qualquer dia a partir do Terminal Marítimo de Passageiros - uma casa branca e azul em frente ao Mercado Modelo. As lanchas saem de meia em meia hora e cada trecho custa menos de 5 reais. Quase no centro da baía, a Ilha dos Frades se destaca como reserva ecológica, com suas vilas de pescadores, praias desertas, cachoeiras e as igrejas de Nossa Senhora de Guadalupe e Loreto.
Na Ilha de Itaparica, pegando a lancha, você chegará ao porto de Mar Grande, que não possui o melhor banho de mar da ilha, mas exibe belas paisagens. O melhor banho de mar da ilha, segundo seus moradores, é o de Ponta de Areia, de águas espelhadas, calmas e claras. Outros pontos que podem ser visitados é a Fonte da Bica, fonte de água mineral que dizem possuir propriedades rejuvenecedoras, a marina e a orla da cidadezinha de Itaparica, a praia da Penha, Barra do Gil e Caixa Pregos, no extremo sul da ilha, de onde se pode pegar um barquinho e conhecer um banco de areia chamado Ilha do Amor.
Confira os passeios da Luck Receptivo e suas dicas de restaurantes!